Não é impossível largar o vício de fumar

A cada ano, milhares de indivíduos prometem deixar os cigarros. Porém, se eles procuraram tentar e não tiveram êxito com as abordagens tradicionais de pôr fim ao vício do tabagismo – seja com o uso de gomas de nicotina, tratamentos terapêuticos ou variação dos hábitos – eles geralmente olham para fora do convencional, com expectativa de que a medicina alternativa possa enfim libertá-los de uma vida estabelecida pelo cigarro.
Contudo os fumantes e os peritos de saúde concordam que o desafio de parar é imenso. Profissionais afirmam que quando se trata de parar com o fumo, não tem uma receita mágica. E enquanto várias táticas alternativas encontram-se acessíveis – desde a acupuntura, passando pela figura guiada até a auto-hipnose – elas, indubitavelmente, não são solução, e para cada fumante que auxiliam, são capazes de deixar outro frustrado.

Parar de fumar é difícil

alternativa-deixar-cigarro A maioria dos profissionais concorda que, independentemente de quão forte seja a sua intenção de deixar de fumar, existem algumas forças poderosas que intentam contra você. Certamente, nenhuma técnica de colocar fim ao desejo de fumar opera para todas as pessoas, e a taxa de erros presumivelmente é desestimulante. A maioria dos seres humanos larga o vício pelo menos 3 vezes antes de, por fim, achar uma maneira de parar eternamente.
Não existe nada mais complexo do que deixar o tabagismo, afirmam especialistas. Ninguém fuma porque é bom ou porque ama a sensação dos gases nocivos quentes que se movem ao longo da garganta. O indivíduo que fuma é obcecado em nicotina.
Os médicos esclarecem que no momento em que você observa o que ocorre com os indivíduos que estão nos ciclos da remoção do cigarro, entende que esta é uma angústia bastante considerável. Existem fumantes que estão dispostos a comprometer a vida para seguir com o vício do cigarro.

Medidas alternativas para parar de fumar

Apesar de tudo, as abordagens opcionais para parar de fumar possuem um número progressivo de discípulos – e eles transformaram certos dependentes em ex-fumantes definitivos. Um dos principais proveitos da grande parte desses meios não convencionais é a capacidade de capacitar as pessoas a mudar. Os indivíduos descobrem que eles possuem controle sobre seu corpo que não cogitavam que tinham. É uma experiência de aprendizado que os prepara para fazer alterações, entre elas, largar o tabagismo, asseguram os especialistas.
Entre as abordagens alternativas estão a hipnose, que assegura uma consciência desenvolvida. Juntamente com o controle de peso, a interrupção do tabagismo é o inconveniente mais popular da hipnose. Empregando essa técnica, os humanos adentram em um estado de atenção focado e concentrado e se tornam mais suscetíveis a orientações que debilitam o desejo por cigarros e estimulam sua vontade de parar.
De outra forma, quando cientistas examinaram certos estudos sobre o uso da hipnose para colocar um fim na vontade de fumar, eles perceberam que, enquanto os fumantes que participaram de programas de hipnose adquiriram maior sucesso na abstenção de cigarros do que os fumadores que não utilizaram qualquer intervenção para parar de fumar, esta abordagem parecia não ter benefícios em comparação com outros programas tradicionais de parar de fumar.

Imagens guiadas para largar o cigarro

alternativa-deixar-cigarro Se você pode mobilizar figuras vívidas em sua mente na queda de uma cinza de cigarro, as imagens guiadas podem ser uma técnica que vale a pena tentar. Empregando esse procedimento, os indivíduos entram em um estado de relaxamento e, depois, constituem figuras na mente quais auxiliam a tocar sua mente inconsciente e reprogramam o sistema nervoso para opor-se à tentação de tragar.
As gravuras guiadas são mais úteis na capacitação dos indivíduos para largar o fumo, dizem profissionais. Elas são capazes de auxiliá-los a se organizar internamente, eliminando batalhas internas e dificuldades que são capazes de obstruir o caminho para desistir de deixar os cigarros.
Inúmeras pessoas são atraídas para o tabagismo pelas imagens que os induziram de que são capazes de se sentir melhores se fumarem. As ilustrações guiadas usam a própria mente da pessoa e as auxiliam a desenvolver outras ilustrações que podem combater o suposto apelo do cigarro, mostrando que é um veneno tóxico o que está sendo inspirado. A chave é quebrar o costume, quebrar o vício e aceitar que você não tem necessidade de um cigarro com o intuito de se sentir bem, informam pesquisadores.

Parou de fumar? Terapia chinesa com picada de agulhas alivia a abstinência

A acupuntura, técnica chinesa antiga, tem sido empregada por milhões de anos para inúmeros tipos de doenças – e, hoje em dia, para determinadas pessoas que têm o interesse de superar o vício pelo cigarro eternamente. Em uma pesquisa, os membros que haviam fumado por uma média de 23 anos receberam tratamentos de acupuntura com agulhas inseridas em pontos que acreditavam influenciar os órgãos associados ao tabagismo (como pulmões, as vias aéreas e a boca). Ao longo de um período de cinco anos, esses participantes fumaram menos e tiveram uma minimização do desejo de fumar, comparando-se com um outro grupo que estava sendo observado.
Pesquisadores explicam que, em um cenário clínico, é possível encontrar diversas pessoas que dizem ter deixado de fumar, empregando a acupuntura. Todavia, em conjunto, os estudos clínicos disponíveis não ofereceram provas concretas das vantagens da acupuntura, com a maior parte da pesquisa levantando as dúvidas a respeito da capacidade da medicina alternativa de ajudar a largar o costume de fumar.
Especialistas que têm praticado a acupuntura para alívio da dor dentre outros problemas de saúde há mais de 30 anos, descobriram que a acupuntura pode ser aproveitável no gerenciamento dos sintomas fisiológicos da abstinência da nicotina, provavelmente propiciando a liberação de substâncias químicas do cérebro chamadas de endorfinas. A acupuntura é capaz de organizar os ajustes de nicotina, os nervos, as preocupações, o nervosismo e a ansiedade de que as pessoas normalmente relatam quando elas largam os cigarros.