Exemplos de exercícios de Yoga

Um estudo recente diz que aquelas pessoas que fazem Yoga há muitos anos podem ter um melhor aprimoramento mental na velhice com relação às demais. De acordo com o trabalho, a execução dessa tarefa a longo prazo seria capaz de mudar a estrutura do cérebro a ponto de preservar contra o enfraquecimento cognitivo e a redução de memória em pessoas idosas, principalmente entre as mulheres que fazem Yoga, intituladas como yoginis.

Os estudiosos verificaram que as yoginis mais velhas detêm maior densidade do córtex pré-frontal esquerdo, nas áreas do cérebro relacionadas a funções cerebrais como atenção e memória.

yoga-previne-perda-memoria A estrutura e a utilidade do cérebro mudam à proporção que envelhecemos, o que algumas vezes leva ao enfraquecimento mental, contendo memória e concentração prejudicadas. Uma dessas alterações no cérebro é largamente atribuída ao córtex do cérebro, que acaba por se tornar afinado, o que os estudiosos mostraram que está associado com o declínio intelectivo. Cientistas comprometidos na pesquisa esclareceram que, exatamente como nossos músculos, o cérebro expande-se mediante o treino. Como toda prática contemplativa, a Yoga tem um elemento intelectivo em que a atenção e a concentração são muito especiais.

Os pesquisadores desejavam avaliar se os praticantes de Yoga em muito tempo tinham diferenças em se tratando de estrutura cerebral comparando-se com pessoas mais velhas com muita saúde que em momento algum praticaram a Yoga. Para a análise, eles convocaram um pequeno time de yoginis que tinha realizado Yoga pelo menos duas vezes semanalmente durante um mínimo de oito anos, embora o time tivesse uma média de mais ou menos quinze anos de prática.

Eles, então, contrastaram as yoginis com outro grupo de mulheres sadias que nunca praticaram Ioga ou atividades de concentração ou reflexão, porém evidenciaram os mesmos níveis de prática física, relacionadas à mesma idade (por volta de 60 anos).

O staff examinou os cérebros dos componentes usando ressonância magnética para ver se havia alguma distinção nos cérebros. Os especialistas encontraram maior consistência no córtex pré-frontal esquerdo nos yoginis, nas áreas cerebrais associadas a funções mentais como atenção e memória.

Enfraquecimento de memória na velhice é frequente, enquanto a prática física e as práticas contemplativas podem auxiliar a melhorá-la, bem como frutas com antioxidantes, frutas coloridas, vegetais de folhas verdes e sementes integrais, que protegem seu cérebro de radicais livres perniciosos, são capazes de ajudar extraordinariamente na preservação da cognição.

Aqui estão certos alimentos que podem fazer maravilhas por sua memória e por seu desenvolvimento cognitivo como um todo.

Vitamina C e B: A vitamina C, presente nas frutas cítricas, está ligada à rapidez mental, enquanto que a Vitamina B auxilia contra o encolhimento cerebral e o comprometimento mental relativo à idade. Encontrada em peixes, vegetais de folhas verdes, cogumelos, amendoim, sementes de gergelim e ovos.

Nozes e Sementes: um grupo de sementes e nozes são capazes de ajudar a aprimorar significativamente o seu poder de memória. As sementes de abóbora são carregadas de zinco que realizam um papel primordial na reabilitação da sua memória. As nozes são uma excelente fonte de Ômega-3 além de outros nutrientes essenciais ao trabalho cerebral e habilidades cognitivas. As sementes de girassol são ótimas fontes de vitamina.

yoga-previne-perda-memoria Legumes verdes: brócolis, couve, espinafre – qualquer um dos vegetais verdes estão cheios de ferro, vitamina E, K e B9 (folato) e fitonutrientes como a vitamina C, que são muitíssimo relevantes ao crescimento de células do cérebro. A vitamina K é conhecida por ser benéfica no aprimoramento cognitivo e no aumento do estado de alerta do cérebro.

Abacates: Enriquecidos com Vitamina E, os abacates estão carregados com antioxidantes que ajudam a manter o cérebro com saúde e concentrado. Os abacates também estão associados com a diminuição do risco de enfermidade de Alzheimer.

Tomates: os tomates são uma espetacular fonte de licopeno que colabora contra a degeneração de células do cérebro e ajuda na conservação e produção de novas células cerebrais.

Grãos inteiros: os grãos inteiros são considerados o poder da energia e ajudam você a se concentrar melhor. Ao consumir grãos inteiros ricos em fibras, a energia é liberada no corpo sob a forma de açúcar que ajuda o cérebro a funcionar corretamente, mantendo-nos atentos.