Por que ser eletricista? Orientações incríveis da profissão!

Por que ser eletricista? Com certeza se você está aqui neste site é porque deve estar com alguma inclinação para esta carreira. Afinal de contas, parece que ser um eletricista é uma das saídas mais inteligentes e rentáveis do momento.

A recente crise que se abateu sem ao menos conseguirmos nos livrar da anterior deixou quase todas as profissões instáveis. O que antes era tranquilo e certo, hoje já acabou por ser realmente um problema.

Muitos acabam realmente tendo dúvida sobre qual caminho seguir. Entretanto se você olhar o mercado dos eletricistas vai ficar surpreso ao ver que a redução foi bem pequena e a recuperação segue a todo vapor. Realmente uma coisa espantosa.

Mas de fato vale a pena investir nesta profissão? Hoje vou te mostrar os principais motivos pelo qual esta escolha é positiva. Vamos conferir?

Por que ser eletricista? Motivos incríveis!

Antes de mais nada é importante dizer que cada pessoa pode ter seu gosto diferente das outras. Não existe uma garantia 100% de que o que eu vou te dizer aqui vá te convencer. O que é realmente bom, pois alguns não irão realmente se adaptar, e não há nada de errado nisso.

Se todos fossem eletricistas quem iria fazer todas as outras atividades que fazem o mundo girar? Porém é fato de que a maioria das pessoas que deram uma chance para esta profissão não se arrependeram, pelo contrário, mudaram de vida e estão nela até hoje.

Um trabalho relativamente seguro

Muitas pessoas têm medo de se tornar eletricistas por alguma experiência desagradável, como por exemplo um choque elétrico. Realmente, tomar um choque, mesmo que leve é realmente uma experiência muito desagradável.

Entretanto vale a pena dizer que esta é uma das profissões mais bem documentadas em questões de segurança. Existem várias normas regulamentadoras que estão completamente focadas em trazer um resultado bastante eficaz para seus colaboradores.

A NR10 é uma norma criada para regular exatamente os trabalhos sob riscos com eletricidade. Assim todo trabalhador dever ter um curso deste se quiser realmente aumentar suas chances de emprego e garantir uma boa proteção.

Mas o curso NR10 custo é muito alto? Na verdade não, este é um curso muitas vezes prestado como qualquer outro curso profissionalizante com a carga horária de 40h. Sendo que pode ser feito na modalidade online, concluindo a hora que desejar.

Lembrando que seu valor dificilmente ultrapassa R$200,00. Outro ponto importante de ser dito é que as empresas contratantes precisam oferecer o curso em si e pagar todas as despesas. Assim como oferecer os equipamentos de proteção individual e coletiva.

Sendo que muitas vezes há a possibilidade de se conseguir resultados ainda melhores através de um curso de reciclagem, caso o seu tenha vencido.

Por que ser eletricista? Estabilidade

Sem dúvida nenhuma uma das áreas mais estáveis do momento está ligada ao trabalho do eletricista em geral. Primeiramente porque esta é uma área que sempre cresce junto aos trabalhos da construção civil.

Afinal de contas, se há alguma edificação sendo erguida, seja ele casa, loja, indústria, prédio, ou o que for, existe a necessidade de se criar uma instalação elétrica.

Muitos profissionais acabam até trabalhando junto a empreiteiras para garantir uma grande demanda de trabalhos fixos.

Mas além disso existe a vantagem inegável de que todas as edificações já construídas podem precisar de manutenção ou reparo. Seja qual for a gravidade do problema, o eletricista é a pessoa ideal para este tipo de trabalho.

Assim, mesmo que a construção civil acabe ficando devagar ainda há muitos lugares para se atuar.

Possibilidade de ser seu próprio patrão

Algumas pessoas gostam de empreender, outras acabam tomando este gosto quando são atiradas para este mundo. Os motivos são vários, principalmente nos casos de que a pessoa percebe que não tem mais um horário fixo para atuar, e que pode realmente ficar mais tranquila, pois não há um patrão cobrando.

Outro lado muito interessante é que embora não haja benefícios, como por exemplo o vale alimentação, é interessante contar com um salário normalmente maior do que a média. Primeiramente porque você não terá parte do seu pagamento sendo comida com obrigações fiscais.

Outro ponto é que você recebe de acordo com a quantidade de trabalho. Na maioria das empresas não importa se você deu o seu melhor ou apresentou um comportamento mediano. No final do mês o salário será aquele fixado, garantindo uma falta de estímulo para fazer um esforço a mais.

Quando se é autônomo você acaba ganhando pela sua produção, e assim se sente motivado a trabalhar mais. Mesmo que não consiga lotar a agenda sempre, afinal de contas ninguém é de ferro, pode garantir um dinheiro extra.

O fato é que a maioria das pessoas realmente não serve para trabalhar como autônomo, isto porque há uma certa instabilidade e dificuldade para se começar.

Então só siga este rumo caso tenha jeito para a coisa.

Um lugar para se atuar como eletricista de qualquer especialidade

Ser um eletricista em Piracicaba é sem dúvida nenhuma uma escolha inteligente. Cidades emergentes como esta estão sempre precisando de mais e mais mão de obra qualificada.

Sem contar que a cidade ainda está em plena expansão, sem nenhum tipo de sinal que ela irá reduzir este crescimento com o tempo.

Então a melhor coisa que você pode fazer neste caso é se garantir com uma formação de qualidade. E assim alcançar resultados ainda melhores.

Possibilidade de crescimento

Esta é uma área desafiadora, mas definitivamente não é monótona. Várias pessoas se cansa de seus empregos exatamente porque acabam confiando de que algo vai mudar e isto nunca acontece. Então é completamente normal que todos se sintam um pouco engessados.

Entretanto existe de fato uma ótima saída para quem é eletricista. Fazendo alguns cursos de capacitação você se torna hábil para agir em muitas outras vertentes do mercado, sendo realmente muito fácil melhorar cada vez mais seu currículo.

No final isto ainda acaba sendo um estímulo maior para levantar resultados maiores, ganhando mais dinheiro.

fiacao-e-cabos

Conclusão sobre por que ser eletricista

Um eletricista ainda irá encontrar alguns problemas comuns para várias profissões. Entretanto é sempre válido escolher um caminho confiável e flexível como este.

Qualquer dúvida sobre o assunto estou aqui disponível para te ajudar. Basta me dar um toque aqui nos comentários ou na página de contato.

Até mais!