Quais as principais causas de acidentes no trabalho em alturas

Acidentes no trabalho em alturas infelizmente acontecem. Aparentemente não se pode fazer algo que seja 100% livre de qualquer risco, afinal de contas existem muitas variáveis descontroladas.

Mas a verdade é que você pode encontrar várias maneiras de se proteger, e evitar cair em um problema. Um jeito de resolver o problema seria fazendo um curso nr 35. Porém hoje gostaria de trazer as causas, assim você pode se esforçar para evitar os principais problemas.

Acidentes no trabalho em alturas: principais causas

Antes de mais nada gostaria de te alertar para o fato de que este não é um conteúdo criado diretamente para servir como um treinamento. Fazer um treinamento correto é fundamental para sua segurança, além de contar com a ajuda de profissionais que irão definir especificamente o que você precisa fazer para ter sucesso.

Hoje gostaria de vislumbrar algumas causas comuns que realmente vão evitar que você possa se acidentar. Acidentes no trabalho em alturas podem ser realmente perigosos, então aqui estão algumas dicas cruciais.

1 – Falta de atenção

Não é incomum que derrubemos algo dentro de casa quando estamos desatentos. Algumas pessoas são naturalmente estabanadas, mas a verdade é que qualquer um pode cometer um acidente pequeno deste.

Quando se está em um andaime ou alguma superfície que não é exatamente segura, você precisa ter toda a atenção do mundo. Tropeçar em algo ou mesmo perder o equilíbrio por um momento pode ser um problema que não se resolve fácil.

Sendo assim é importante que o trabalhador esteja o tempo todo preparado para enfrentar situações. Evitando utilizar o celular, ouvir música ou ficar com muita conversação desnecessária.

trabalho em grandes alturas

2 – Ignorar o uso de EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual são realmente um dos principais meios de se conseguir segurança na hora de trabalhar. Afinal de contas muito pode ser realmente evitado com algumas peças realmente úteis.

Pense bem, às vezes um cinto de segurança pode evitar uma queda de dezenas de metros de altura. Um equipamento relativamente barato, simples de utilizar e que não impede o bom andamento do trabalho.

Mas é possível notar também algumas vantagens ao se utilizar EPIs mesmo que a altura seja consideravelmente menor. Por exemplo, muitos locais vão ter uma altura pequena, de cerca de 2 metros. Porém uma queda que gere um impacto com a cabeça não será menos perigosa.

Dependendo do impacto os problemas serão grandes, muitas vezes até fatais. Por isso é importante utilizar capacetes, ainda que esteja subindo só uma escada.

3 – Clima

Às vezes o dia não vai estar com a melhor aparência possível. O clima muitas vezes é um fator que pode contribuir e muito para aumentar os riscos de trabalho na maioria das profissões.

Isto é principalmente verdade quando falamos de trabalhos em altura em locais expostos. Uma simples chuva pode ser irrelevante, embora contribua muitas vezes para pausar as atividades.

Mesmo que você consiga continuar trabalhando com um tempo nublado tudo pode virar de um momento para o outro. E aquela simples garoa vira um temporal, a ponto de você ter dificuldades para ir até um local seguro.

O vento muito forte se intensifica com a altitude, além de colocar em risco as estruturas como andaimes. Se eles forem fixos e apresentarem muitos riscos é realmente complicado garantir a segurança de todos.

Por isso a equipe precisa estar de olho e agir para entrar em segurança a qualquer momento.

4 – Fauna selvagem

Parece estranho para alguns, mas é normal enfrentar problemas com a vida selvagem enquanto se tenta trabalhar em alguns locais.

Isto acontece porque é praticamente impossível prevenir comportamentos aleatórios de animais. Assim pode ser que bem no local para o qual você está subindo uma colmeia de abelhas tenha se instalado.

Ou mesmo pode acontecer de alguma ave ter feito ninho. Mesmo que a consequência não seja dolorosa ou perigosa em si, um ataque surpresa pode gerar uma queda.

5 – Embriaguez

Parece estranho em pleno século XXI ter que falar da importância de não executar trabalhos de risco estando sob o efeito de alguma substância entorpecente.

Ainda assim é comum que pessoas tentem trabalhar bastante embriagadas, enquanto outras consumam quantidades menores, mas correndo bastante risco neste processo. Por isso a melhor atitude a se fazer é realmente manter a mente limpa e sem substâncias.

Você pode ter tanto a perda do equilíbrio, como também a queda da noção de perigo, profundidade, alucinações, perda de sentidos e até mesmo overdoses.

Por isso nenhuma droga ilícita ou álcool deve ser consumida junto ao trabalho.

Conclusão sobre acidentes no trabalho em alturas

Trabalhar para se ter um bom resultado é algo básico para um profissional dedicado. Entretanto é importante notar que existem atitudes que aumentam a sua segurança e não devem ser descartadas.

Por isso nunca inicie suas atividades sem utilizar as precauções corretas. Aumentar a sua produtividade não irá valer o preço de um acidente, nem para você e nem para a empresa.

Primeiramente porque acidentes em grandes alturas infelizmente podem ser fatais ou incapacitantes. Assim como é possível que a empresa seja pesadamente punida pelo acontecido, mesmo que a culpa tenha sido exclusiva do trabalhador.

Empresas contratam treinamentos e equipes de segurança do trabalho exatamente porque querem manter o ambiente muito seguro. Ninguém quer perder nenhum funcionário por um erro banal.

Então no mais é isso, espero que estas orientações tenham sido interessantes para você e sejam o básico para você atingir mais resultados. Mesmo que você seja autônomo, não coloque sua vida em risco em acidentes no trabalho em alturas.

Até nossa próxima dica!