Que tal prevenir a tensão lombar?

A dor na lombar é um fato da vida. Quase todas as pessoas irão sofrer deste incômodo, mais cedo ou mais tarde. Uma das principais causas de dor nas costas, seja dor aguda ou dor permanente, é a lombalgia.

O que é tensão lombar?

Uma sucessão de músculos e articulações nas costas conservam a constituição óssea da coluna vertebral no lugar. Você pode fadigar esses músculos alongando bastante, a ponto de proporcionar pequeninos rasgos no tecido. Os músculos ficam debilitados, por consequência, eles não podem exercer a tarefa de manter a constituição óssea da coluna vertebral corretamente no lugar. A coluna acha-se menos estável, ocasionando dor na coluna. E como os nervos da medula espinhal se estendem ao longo de todo o corpo, a dor é capaz de dar-se em lugares diferentes.

O que causa a tensão lombar?

Excessivo estímulo corporal.
Queda
Encurvar ou abaixar muito.
Erguer móveis pesados se você não estiver em forma.
A lombalgia também é capaz de ser ocasionada por estresse emocional, postura errada, obesidade, ou por permanecer sentado na mesma posição por muitos períodos de tempo. Inclusive uma tosse severa pode resultar em dor lombar.
Tenha em vista que a lombalgia não pode ser responsabilizada sobre toda a lombalgia. Há diversas outras razões, como hérnia de disco, fraturas, nervos apertados, artrite, infecções e câncer.

Sinais da lombalgia

tensao-lombar Dores e inflexibilidade nas costas.
Dores nos quadris e nas pernas, às vezes na parte posterior da coxa.
Dor que piora ao encurvar ou esticar o corpo, tossir ou dar espirros.
Visto que alguns sinais de lombalgia são equivalentes aos de doenças mais sérias, é primordial que o acontecimento seja analisado por um clínico.
Para identificar a tensão lombar, o seu médico vai te dar um check-up completo. Você ainda é capaz de carecer de raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Estes exames adicionais podem ser precisos se a sua dor não desaparecer por conta própria ou com tratamento conservador.

Qual é o tratamento para a lombalgia?

A lombalgia é capaz de ser uma lesão bem doída e angustiante. Mas a ótima notícia é que a maior parte desses episódios se cura por conta própria, dado o devido tempo. Para acelerar a melhora, você deve:
Pôr gelo nas costas para reduzir a dor e o inchaço, assim que se machucar. Fazer isso ao longo de 20-30 minutos a cada três a quatro horas por dois a três dias. Você ainda pode botar gelo nas costas após a atividade física.
Aplique calor nas costas – todavia só após 2 a 3 dias do uso do gelo. Use calor nas suas costas somente a partir do inchaço inicial ter desaparecido. Você pode utilizar uma bolsa térmica ou, unicamente, tomar um banho quente.
Tome analgésicos ou outras drogas, caso seja aconselhado pelo seu médico. Os anti-inflamatórios não esteroides ajudarão com a dor nas costas e a inflamação. Por outro lado, estes remédios podem ter efeito contrário. Eles necessitam ser utilizados ocasionalmente, a não ser que seu médico fale outra coisa. Os analgésicos e os relaxantes musculares prescritos, às vezes, são precisos.
Se o seu médico prescrever, faça fisioterapia para ampliar a intensidade dos músculos das costas. Não fique na cama ou poltrona toda hora. Isto irá agravar a lombalgia.
Não interessa o que as pessoas lhe digam, o repouso na cama não vai aliviar a dor. As pessoas costumavam imaginar que o melhor tratamento para a dor lombar era deitar de costas até melhorar. Mas apontamentos mostram que isso não auxilia.

Quanto tempo leva para a dor lombar melhorar?

O tempo de restabelecimento varia da gravidade da lombalgia. Episódios leves são capazes de ser solucionados em poucos dias, todavia pode levar semanas em situações mais graves.

Como prevenir a lombalgia?

Pois que a dor nas costas desapareceu, seu médico, provavelmente, irá sugerir que você comece uma rotina de exercícios regulares. Isso irá aumentar a força na musculatura das costas e deixará esses músculos mais flexíveis. Isto irá diminuir as chances de você ter nova lombalgia no porvir. O médico irá poder indicar exercícios de baixo impacto como nadar ou usar uma bicicleta ergométrica.
Não tente retornar ao seu nível antigo de atividade física até:
Você ser capaz de se movimentar tranquilamente – com flexibilidade – como antes da lesão
Você não sentir dores quando se dobrar, torcer, caminhar, correr e saltar.
Caso você comece a se exercitar antes que sua tensão lombar seja curada, você pode acabar com lombalgia crônica e contusão permanente.

 

Aqui estão algumas dicas com o intuito de auxiliar na prevenção da tensão lombar:

Caso você sinta dor nas costas ao longo da atividade física, pare.
Se você sentir dor nas costas um dia de intensificação do seu treino, espere alguns dias para modificar a ficha.
Exercite e alongue os músculos das costas diariamente.
Evite dormir de bruços. Durma de costas ou de lado e coloque uma almofada no meio das pernas.
Ao pegar algo pesado, dobre os joelhos, não na cintura.
Perca peso se você tiver com excesso de peso.
Adote uma boa postura. Sente-se em assentos retos, com as costas contra as costas da cadeira.