Danos no fígado – veja os indícios

Indivíduos que vendem produtos de saúde enganosos (como suco que higieniza o organismo) amam falar sobre todas as “toxinas” corporais que seus produtos possivelmente removerão. Mas converse com um clínico e ele vai dizer a você que seu corpo já possui um removedor de toxinas imbuído e ultraeficaz: seu fígado.
Seu fígado não somente atua como um filtro ao seu sangue, mas também gera hormônios, acumula energia e faz composições que admitem que seu intestino faça a digestão dos alimentos. E estes são somente alguns dos seus muitos deveres essenciais.
Tendo em mente o papel extraordinário de seu fígado em manter seu corpo forte, você iria pensar que até pequenos problemas que esse órgão manifestasse se destacariam. Mas este não é o caso, garantem especialistas em gastroenterologia.
A hepatite C costumava ser chamada de “epidemia silenciosa”, porque muitas pessoas que a possuíam não encontravam-se cientes disto. Na ocasião em que você está revelando sinais ou indícios de problemas no fígado – seja em razão da hepatite, doença hepática gordurosa ou outra coisa – as chances são boas de que a cirrose já tenha se fixado no seu corpo.
A cirrose é um tipo de séria deterioração do fígado que decorre de uma longa enfermidade ou lesão, afirma Jamile Wakim-Fleming, MD, técnica em fígados da Cleveland Clinic. Pense em cirrose como a artrite de seu fígado. Uma vez que se instala, você está com problemas graves. Pacientes com cirrose hepática apresentam risco significativo de câncer de fígado e, ocasionalmente, requerem um transplante do órgão.

Doença do fígado gordo

A disfunção do fígado gordo – que certas vezes caminha de mãos dadas com o excesso de peso – é a causa mais frequente de problemas hepáticos, dizem os cientistas. Determinadas estimativas sugerem que até vinte e cinco milhões de pessoas tenham enfermidade hepática gordurosa. As inúmeras formas de hepatite, assim como o consumo demasiado de álcool, são outros fatores comuns de problemas de fígado.

Bebida alcoólica em excesso lesiona o fígado

cerveja Beber com temperança, aderir a uma dieta saudável e fazer bastante exercício é a sua melhor defesa contra enfermidades no fígado. Clínicos aconselham exames regulares de sangue com o objetivo de detectar problemas de fígado não expostos ou iminentes.
Existe ainda um punhado de sintomas recorrentes conectados à enfermidade hepática. Caso você tenha algum destes indícios, veja seu médico.

Dores de abdômen

dores-abdominais Sentindo-se dolorido ou inchado na “região superior direita” de seu abdome? É um aviso de que seu fígado pode estar tendo problemas, afirmam especialistas. Enquanto o seu fígado envolve a maior parte da sua cavidade abdominal e sua extremidade gorda encontra-se alojada no seu lado direito. Se o fígado estiver avariado ou inflamado, você pode mostrar estes sintomais.

Olhos ou pele amarela (icterícia)

No momento em que seu corpo quebra as células do sangue antigas, um dos sedimentos gerados é um grupo amarelado denominado bilirrubina. Ao passo que um fígado saudável não tem dificuldade em recusar a bilirrubina, um fígado doente proporciona que a bilirrubina acumule-se no sangue, o que é capaz de deixar a pele e os olhos com uma tonalidade amarela. Esta é a iterícia. A urina escura e as fezes leves inclusive são sinais de iterícia, de acordo com especialistas.

Dores nas articulações

dor-articulacao A dor nas juntas, náuseas, vômitos, exaustão e ausência de apetite são sintomas inter-relacionados de doenças do fígado, especialmente a hepatite autoimune. A hepatite autoimune é uma conjuntura em que seu sistema imune ataca erroneamente as células e os tecidos do fígado e é mais habitual em mulheres do que em homens, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde.

Marcas de pele

Caso seu fígado não esteja limpando apropriadamente seu sangue, você é capaz de ter problemas de coagulação próximo da superfície de sua pele. Esses tipos de disfunções de coagulação podem resultar em “angiomas de aranha”, ou marcas de pele enormes que se assemelham a aranhas ou estrelinhas. Eles são usuais no peito e dorso.

Confusão

Um fígado enfermo pode permitir que muito cobre aglomere-se no sangue e no cérebro e isto é capaz de levar ao Mal de Alzheimer, de acordo com médicos especialistas. Esse padrão de desordem está associada à uma doença hepática de estágio grave, o que significa que é impossível que seja o primeiro (ou único) indício que você vai desenvolver caso seu fígado esteja com problemas.

Perda de músculos

Uma barriga sobredimensionada ou tornozelos inchados, juntamente com pernas e braços esguios e fracos podem ocasionar em instabilidades de fluidos suscitados por um fígado doente. Esta perda de músculos inclusive é capaz de despontar acima de suas bochechas e por volta de suas têmporas. Contudo, outra vez, estes são os vestígios da doença do fígado em estágio avançado- e não é possível que você note de um dia para o outro.

Deixe uma resposta